Tesouro Selic Simulador

Quem investe no tesouro Selic, ou pensa em investir, muita das vezes fica com dúvida de quanto esse investimento irá render. Por isso, entender como é feito a simulação e como funciona a taxa Selic é fundamental. Então para te ajudar, separei este artigo com o passo a passo para você fazer. Confira!

O que é Selic

Selic é a sigla de Sistema Especial de Liquidação e Custódia, que é a taxa básica da economia do Brasil. Ela é utilizada no mercado interbancário para que haja o financiamento de operações, sendo elas diárias e lastreadas nos títulos públicos.

Entendendo melhor, a Selic é uma forma que o governo tem para manter controle da emissão de tudo aquilo que é comprado e vendido.

No entanto, a taxa selic sofre constantes variaçõe, por isso, é tão comum escutarmos que a taxa Selic subiu ou abaixou. Além disso, ela é obtida a partir do cálculo de média ponderada, dos juros que são praticados pelas instituições.

Taxa selic atual

Conforme citamos acima, a taxa Selic está sempre sofrendo variações, por isso, as vezes ela se torna bastante favoráveis para os investidores do tesouro Selic, enquanto outras situações não.

Atualmente, a taxa vale 6,5% não sendo um dos melhores cenários para quem está investido. Uma vez que o juros ganho sobre o tesouro Selic, tem como indexador a taxa. ou seja, se hoje ele equivale a 6,5% isso significa que você irá receber 6,5% sobre o valor investido no ano.

Além disso, para que você possa entender melhor, em julho de 2015, a taxa Selic estava com 1,18% ao mês, sendo uma condição ótima para quem está investindo. Já em janeiro de 2019, por exemplo, ela estava em 0,54%, assim sendo fácil de comparar.

Como é calculado a taxa Selic

A taxa Selic é calculada diariamente por meio do sistema Selic, por isso, quem investe no tesouro Selic tem uma ótima liquidez, uma vez que ela rende todos os dias. Além disso, o sistema Selic utiliza uma fórmula para a realização do cálculo. V.eja ela para você entender:

Nesta fórmula cada letra possui um significado para que seja calculado, por isso, veja como funciona cada letra:

  • n: é a representação do número de operações;
  • Rj: esta letra representa a recompra/revenda da j-ésima operação compromissada;
  • Ij: e por fim, essa representação significa o valor da compra/venda da j-ésima operação compromissada.

Simulador: Como calcular o seu rendimento

Agora que você já entendeu o que é a taxa Selic e como ela é calculada, da para você fazer uma simulação para assim conseguir calcular o seu rendimento do tesouro selic.

Para calcular o tesouro Selic, você irá precisar pegar o 6,5% da taxa Selic, dividir por 12 vezes para saber quanto rende ao mês. Depois disso, você pode utilizar a fórmula do juros composto para fazer o cálculo. Veja a fórmula:

M = C * (1 + i)t

  • M: montante;
  • C: capital;
  • i: taxa de juros;
  • t: tempo de aplicação.

A partir disso, você irá calcular o montante, definindo o tempo de aplicação do seu investimento e o capital investidor para obter uma simulação.

Ficou alguma dúvida? Se você ainda tem alguma dúvida, deixe ela nos comentários para que possamos te auxiliar!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *