Planejamento Financeiro Analise de Capital

Realize a viagem dos sonhos com planejamento

Fazer a viagem dos sonhos é o desejo de muitas pessoas, afinal não tem nada melhor do que conhecer lugares incríveis! Mas infelizmente sabemos que todo sonho tem um custo, e viajar é algo requer bastante planejamento financeiro.

Mas como tudo tem uma solução, saiba que para viajar você não precisa de muito dinheiro e sim de um bom planejamento. Por isso, neste artigo eu trouxe 7 passos que vão te ajudar a fazer a viagem dos sonhos sem gastar muito.

1.   Faça uma análise da sua renda

 O primeiro passo para o seu planejamento é fazer uma análise da sua renda. É muito importante que você consiga listar tudo, sem deixar nenhum detalhe passar. Portanto pegue um papel agora mesmo e comece a anotar as seguintes coisas:

  • Quanto eu recebo mensalmente?
  • Todas as minhas contas estão em dia?
  • Da para poupar algum dinheiro? Se sim, quanto?
  • Eu tenho dinheiro para fazer algum investimento?
  • Tenho algum dinheiro investido?

Depois que você responder essas perguntas você irá precisar fazer uma análise. Se você conseguir poupar uma quantia todo mês, podemos pular para o próximo passo. Mas se você percebeu que as suas contas não estão em dia, o primeiro passo é você se estabilizar.

 2.   Escolha o lugar que quer ir

Geralmente quando vamos viajar facilmente pensamos no lugar que queremos ir. O problema disso é que esse tipo de planejamento requer um pouco mais do que isso.

Então comece a listar o país, estado, cidade, bairro e até mesmo em quais lugares você pretende ir na cidade que vai está. Este processo é muito importante para entendermos o custo desta viagem, o mais próximo possível de um valor real.

3.   Faça uma estimativa de valores

Depois que você decidiu o lugar que quer ir é necessário fazer uma estimativa. Você precisa anotar não só a passagem e o valor do hotel, mas sim um conjunto de elementos. Então pegue uma caneta e um caderno e faça as seguintes anotações:

  • Quanto custa a passagem?
  • Eu vou de carro ou de avião?
  • Em quais lugares eu vou nesta viagem?
  • Quanto custa minha hospedagem?
  • Quanto eu vou fazer de refeição?
  • Eu vou comprar alguma coisa? Quanto isso vai custar?
  • Quanto é o transporte no lugar que eu vou?
  • Quais lugares eu quero ir? Quanto vou gastar com isso?

Com essas coisas definidas, você consegue fazer uma boa estimativa do quanto vai gastar no total. Isto irá te ajudar a definir quanto você precisa juntar para fazer essa viagem.

4.   Determine prazos

O próximo passo para o seu planejamento é determinar prazos. Com a análise que você fez no primeiro e no segundo passo você irá conseguir fazer isso. Pense em quanto tempo você quer realizar esse sonho. É algo de curto médio ou longo prazo?

Quando você conseguir estabelecer o tempo para a realização dessa viagem, conseguirá manter o foco nesse objetivo com mais facilidade.

Portanto determine o prazo e mantenha disciplina e foco do início ao fim desse período. Além disso, isso é muito importante você conseguir analisar quanto tempo vai demorar para conseguir o dinheiro.

 5.   Faça investimentos

Falar sobre investimentos por aqui já não é mais uma novidade. Afinal já fizemos vários artigos falando sobre o tesouro direto, ou sobre o investimento em criptomoedas. Então essa é a hora exata para você começar a faze seus investimentos.

Com os prazos estipulados, você consegue definir qual tipo de investimento será o seu, de curto médio ou longo prazo. Mas caso você queira algo imediato, vale apena fazer um investimento pelo menos no Tesouro Selic. Essa é uma opção no qual poderá retirar o dinheiro quando precisar.

 6.   Aprenda a pechinchar

Algumas coisas que precisamos para realizar uma viagem é necessário comprar antes, como a passagem e a hospedagem por exemplo. Então quando você estiver nessa etapa procure sempre pechinchar.

Além disso, outra coisa que você pode fazer é ficar atendo a algumas estratégias. Por exemplo:

  • Quais dias os voos são mais baratos?
  • Em quais horários custa menos?
  • Qual a data certa para viajar?

Com essas estratégias, você consegue economizar ainda mais do que pensou. Uma sugestão, é se cadastrar em sites de hotéis e passagem para saber sempre quando tem uma promoção.

7.   Ganhe renda extra

Ganhar renda extra também é uma ótima alternativa para você ficar ainda mais próximo da sua viagem. Hoje existem várias formas de trabalhos extras que você pode fazer, escolhendo o que mais se adequa a você.

Outra maneira interessante de ganhar dinheiro extra sem precisar executar um serviço, é vendendo aquelas coisas que você não usa mais. Isto pode ser tanto roupas e acessórios ou até mesmo móveis velhos e eletrodomésticos.

Mas atenção, mantenha o foco em usar esse dinheiro para a sua viagem e não para o consumo de coisas aleatórias.

 Bônus: Anote seus gastos da viagem

Se você conseguir fazer bem o seu planejamento financeiro será ótimo, mas para uma organização ainda melhor, anote seus gatos. É muito importante que você tenha atenção com os gastos que fizer durante a viagem. Essa parte não irá ocupar muito tempo do seu momento de lazer e é algo simples que fará toda diferença.

Portanto anote sempre os seus gatos para não só ter um controle financeiro, mas também para saber se está ou não extrapolando o seu limite.

O que você achou deste artigo? Não se esqueça de nos dar um feedback nos comentários e está sempre acompanhado novos conteúdos aqui.

Se você ainda não leu o nosso artigo sobre os melhores investimentos em 2018, sugiro que leia agora para te ajudar ainda mais nesta viagem!

3 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *