Política

Política afeta a economia?

Como a situação econômica política pode afetar seus investimentos

Época de eleição é um momento ainda muito complicado para os brasileiros. Já que é o momento que as pessoas precisam decidir quem irá representar seu país. Quem investe tem esse momento ainda mais decisivo e complicado. Pois a situação econômica política pode afetar diretamente os seus investimentos. Por isso, é necessário avaliar com bastante cautela para não sair prejudicado.

A situação econômica do Brasil não se encontra em uma das suas melhores épocas, e com a mudança de representantes, isso pode ser favorável ou não para os brasileiros. Por isso, se você investe ou está pensando em entrar nesse mercado, é importante que você entenda como essa situação pode afetar seus investimentos. Sendo assim, acompanhe algumas informações abaixo para que você possa fazer uma boa escolhe e aprender estratégias para não sair perdendo.

Como a situação econômica pode interferir sua carteira

A economia brasileira, pode impactar positivamente ou negativamente na vida das pessoas em todos as áreas que envolve dinheiro. Isso porque qualquer mudança política pode aumentar ou diminuir salários e ter esse mesmo efeito no seu investimento.

Mas como isso acontece? Todo investimento possui um indexador. Os indexadores são índices da economia, utilizado para definir a rentabilidade de qualquer investimento. Então independente de qual investimento você possui, o tanto que você irá receber irá depender do percentual do indexador dele, no qual pode alterar a qualquer momento conforme a situação econômica do país.

Para ficar mais fácil de entender, veja abaixo quais são os principais indexadores:

  • Selic;
  • CDI;
  • IPCA;
  • ICPM.

Se você investe você provavelmente já conhece esses nomes acima. Quem aposta em investimentos públicos – o tesouro direto – possui como indexador a taxa Selic, que hoje se encontra em 6,40% ao ano. Ou seja, esse é o percentual que você ganha de rentabilidade ao ano.

No entanto, a taxa Selic, sendo a taxa base da econômica pode mudar a qualquer momento. O governo faz essa alteração para desestimular ou aumentar o consumo. Mas se a taxa Selic diminuir, você passa a ganhar cada vez menos.

O que posso fazer para não ter minha carteira atingida?

Para você se prevenir desses impactos que a economia possa trazer aos seus investimentos o primeiro passo é se manter atento as notícias da economia. Você precisa está sempre analisando o desenvolvimento dos indexadores e ações que estão afetando-as.

Além disso, se você ainda não investiu, o interessante é que você procure saber quais são os investimentos que apresentam melhor rentabilidade de acordo com a situação política. Para que assim você consiga sair no lucro ao invés de perder. Se necessário, sugiro que você também mude de investimento, caso você perceba que está perdendo.

E como escolher o melhor candidato para meus investimentos?

Quanto a escolha dos candidatos, você pode analisar a proposta de governo econômica de cada um. Para que assim você consiga analisar quais deles tem planos que possam impactar positivamente a sua economia. Assim você irá conseguir encontrar a melhor solução para você e o país.

Conseguiu perceber como isso pode impactar seu investimento? Comente abaixo o que achou desse artigo e compartilhe!

Um comentário sobre “Política afeta a economia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *