Planejamento Financeiro Familiar

Planejamento Financeiro Familiar – A sua importância e o que considerar na hora de fazer o seu!

O planejamento financeiro familiar é um dos assuntos mais importantes para que tudo na sua casa esteja sob controle.

Além disso, é através deste planejamento que você e sua família conseguirá atingir metas, objetivos e planos.

Planejamento financeiro familiar
Planejamento financeiro familiar

Organizar o planejamento financeiro familiar é a melhor forma de garantir o futuro de quem você mais deseja. 

Existem inúmeros benefícios que podem ser aproveitados de medio a longo prazo pensando em uma vida tranquila e cheia de benefícios.

Hoje é impossível realizar um planejamento familiar próspero sem guardar dinheiro e sem investir, esse é um dos grandes desafios da vida, caso esteja passando por um ciclo financeiro turbulento.

Entenda a importância do planejamento financeiro familiar:

É importante entender que nunca podemos deixar as finanças do nosso lar a própria sorte!

Você sabia que um dos principais motivos dos conflitos gerado nos lares  é o quesito financeiro?

Pois normalmente, os casais acabam brigando por alguns motivos como:

  • Gastos excessivos da renda,
  • Pelo fato de que um ganha mais que o outro, 
  • Falta de prioridades na hora de gastar o dinheiro

O caminho correto nesse caso é reconhecer que o erro na hora de gastar o dinheiro é de ambos e que deve-se estabelecer prioridades em conjunto.

Além disso, é importante organizar os gastos antes mesmo de sair comprando o que é necessário para o dia a dia da família.

Quando a família, de modo geral, começa a trabalhar de maneira unida, todos os gastos são controlados e o seu orçamento consegue sobreviver de maneira saudável.

É importante também ressaltar, que o planejamento financeiro familiar garante qualidade de vida e permite que as dívidas sejam pagas.

Além de permitir um pensamento superior no futuro, adquisição de um bem ou patrimônio a longo prazo, o que é extremamente importante para o futuro dos seus filhos.

É preciso entender o ciclo da riqueza para que você consiga alcançar seus principais objetivos, que é conquistar a casa própria, fazer uma faculdade, ter o seu carro próprio, dentre outros.

As famílias bem sucedidas financeiramente praticam essas 3 coisas:

  • Possuem rendas de diversas fontes

É importante perceber que somente o salário mensal as vezes não é o suficiente para cobrir os gastos e ainda ter renda para a diversão!

Portanto, muitos casais inteligentes buscam fontes de rendas extras que podem ser obtidas através de algum trabalho freelancer e até mesmo de rendas passivas como recebimento de aluguel.

  • Poupam antes de comecarem a gastar

Assim que o salário chega, e as demais rendas adicionais, os casais inteligentes planejam o que querem fazer e em qual prazo e estabelecem o que precisam economizar e por quanto tempo.

Esse valor, é extraído da renda total todos os meses antes de começar a gastar! ¡E esse dinheiro e poupado e investido!

  • Investem pensando no futuro

As famílias inteligentes não pensam somente nas necessidades atuais, elas também planejam seu futuro. Elas pensam com antecedência e se planejam para depois desfrutar! Por isso elas investem!

Portanto….

Primeiro te tudo: você precisa considerar que tudo o que a família ganha, seja como salário, recebimento de aluguel, ou qualquer outra coisa que você tenha, somam a renda familiar!

É preciso ter o controle e conhecimento dessa renda mensal.

Dessa forma, voce pode organizar os seus gastos pois, caso eles sejam maiores que a soma de toda a sua renda, restam apenas duas opções para você:

  1. Será preciso buscar novas fontes de rendas extra:Trabalhos freelancer pela internet” seria uma segunda renda. Pois, dependendo das suas habilidades e conhecimentos, poderá prestar serviços pela internet e complementar a renda mensal.

  2. A segunda é bem simples, corte todos os seus gastos, começando, claro, por aqueles gastos menos necessários ou supérfluos, além de trocar coisas mais caras por opções mais baratas.

É importante entender que quantos menos gastos você tiver, maior será o seu objetivo e oportunidade de poupar e investir para que o valor guardado renda mais com o tempo, e, portanto, consiga aumentar a sua renda familiar a longo prazo.

Importante: uma forma de conseguir gastar menos e poupar mais é, em primeiro lugar, estabelecer o que você quer poupar/investir pensando nos seus objetivos a médio e longo prazo. Depois de retirar esse dinheiro, o que sobrar será o que está disponível para gastar no mês!

Em seguida é importante reunir toda a família e estabelecer o que é prioridade nos gastos e que estes estejam de acordo com o orçamento, ou seja, que eles sejam igual ou menor do que o valor que está disponível para gastar!

Entenda os 6 passos simples de todo o planejamento financeiro familiar:

  1. Agrupe todos os seus custos e gastos;

  2. Tente negociar todas as suas dívidas e não crie dívidas novas;

  3. Aumente os seus ganhos e reduza seus gastos;

  4. Guarde, poupe o quanto puder;

  5. Defina todos os seus objetivos financeiros a curto, longo e médio prazo;

  6. Invista o seu dinheiro, conforme o andamento dos seus planos.

 

4 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *