O que são ações e como começar

Investir em ações pode parecer algo difícil e complicado, mas na verdade, estudando um pouco e entendendo o que são ações, você também pode investir sem precisar de tanto dinheiro.

Para te ajudar com isso, neste artigo iremos te mostrar o que são ações e o passo a passo para começar a investir de vez. Vamos conferir?

O que são ações?

Ações são frações de uma empresa, ou seja, você compra um pequeno pedaço de uma organização e passa a ser sócio dela. 

O interessante da ação é que ela permite que qualquer pessoa seja acionista sem precisar investir grandes quantias.

Além disso, as ações são vantajosas tanto para as empresas quanto para os investidores. Isso acontece porque quando as organizações iniciam um novo projeto, por exemplo, elas liberam uma pequena fração da empresa para acumular capital dos investidores e assim, conseguirem alcançar esse objetivo.

Do mesmo modo, conforme o crescimento dessas organizações, aqueles que adquiriram a sua ação, passam a lucrar também.

A partir do momento que uma pessoa é cadastrada na Bolsa de Valores e compra uma ação, ela pode futuramente negociar com outros investidores e aumentar o seu lucro.

Investir em ações é muito conhecido como um investimento de risco, já que na Bolsa de Valores é preciso ter dinâmica, tempo, estratégia na hora de negociar e saber analisar as ações que você vai adquirir. 

Afinal, da mesma forma que uma empresa pode valorizar e gerar grandes lucros, ela pode ter uma queda que irá impactar diretamente no lucro do lote que você adquiriu. 

 

Como o mercado de ações funciona?

O mercado de ações possui três componentes: empresas, corretoras e investidores. De um lado, as empresas oferecem ações para captar recursos e investir no seu desenvolvimento.

Em seguida, a corretora se torna um intermediário entre empresas e investidores, pois será a partir dela que o investidor poderá comprar e negociar as ações. 

Dentro deste mercado é importante destacarmos que existem vários tipos de ações. Por isso, é tão importante entender como cada um funciona, para encontrar a opção que mais se adéqua às suas necessidades. 

Os tipos de ações são: Small caps, Mid caps, Blue chips, Ações Preferenciais (PN), Ações ordinárias (ON) e Unit.

Além desses fatores o mercado de ações é dividido em duas opções,  primário e secundário. Veja como funciona cada um:

  • Mercado primário: nesta opção depois que as ações são comercializadas, o valor que foi capturado é passado para a empresa.
  • Mercado secundário: já nesta alternativa, as ações são negociadas apenas entre os investidores.

Leia também, como investir em fundos de ações

Como começar a investir em ações?

Entendendo agora o que são ações e como funciona o mercado, é hora de dar o primeiro passo.

Para começar, as ações são vendidas em lotes de 100, ou seja, se uma ação custa R$42,00, você comprará o lote de 100 por R$4200,00. 

Caso você não tenha o dinheiro suficiente para comprar um lote, poderá optar pelo mercado fracionário, no qual poder investir em menor quantidade, podendo comprar entre 1 a 99 ações. 

Depois que você decidir qual mercado irá utilizar é hora de avaliar as ações.  Neste passo você precisará avaliar primeiramente o potencial de lucro, o investimento mínimo e a duração estimada. 

Além disso, para realizar uma compra segura, será necessário avaliar em cada ativo o seu preço atual e comparar com a sua tendência para os próximos dias, meses e até anos.

Por fim, assim que decidir qual ativo irá apostar, vai definir o valor que vai investir e pronto, é só continuar acompanhando a sua aplicação. 

Conseguiu entender o que são ações e como investir? Se gostou deste artigo compartilhe ele nos comentários e aproveite para deixar a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *