O que é Ciências Contábeis, qual sua importância?

Você sabe o que é ciências contábeis? Pois saiba que essa é uma área que importa tanto às empresas quanto aos particulares. Afinal, são seus profissionais que têm a capacidade de organizar a vida financeira de pessoas físicas e jurídicas.

As ciências contábeis também levam o nome de “contabilidade”. Elas abarcam inúmeras questões financeiras, entradas e saídas, bem como taxas e impostos. Assim, para quem tem interesse pela área é uma grande oportunidade.

 

No Brasil, aliás, existem inúmeras faculdades que oferecem o curso capaz de formar contadores. Abaixo, conheça mais sobre a profissão, a graduação e também sobre como é o dia a dia dos profissionais da área.

O que é Ciências contábeis? Conheça a área

Essas ciências incluem toda a organização financeira de uma pessoa ou empresa. Para isso, controla entrada e saída de dinheiro (receitas e despesas), bem como os lucros. Dentre as atividades do profissional dessa área estão o balanço patrimonial, juntamente à elaboração de relatórios financeiros. Assim, acompanha o fluxo de caixa e é capaz de identificar situações que exigem o recolhimento de taxas, impostos e outros.

Nesse sentido, o que é ciências contábeis também inclui o viés de regulamentação. Mas o que isso significa? Que o contador acompanha os contratos e trocas financeiras para garantir que elas estejam de acordo com a lei.

Eles verificam o recolhimento de impostos, quais são as taxas que a natureza da atividade econômica requer. Com isso, tem-se que o contador deve se atualizar constantemente com as políticas fiscais.

Outro ponto importante é que o contador é o profissional que tem conhecimentos e habilitação para prestar consultoria para empresas em sua abertura ou mudança de situação cadastral.

Assim, por exemplo, é comum que quem queira abrir uma empresa (seja individual, societária ou microempresa), busque um contador. Com isso, é possível passar por todas as fases de documentação e pagamento de taxas de maneira segura.

Por fim, o contador também é um importante agente em ações jurídicas. É ele, aliás, quem realiza os cálculos de liquidação de sentença. Isso significa que ele pega a decisão e calcula quais são os valores que ela estabeleceu, como no caso do processo trabalhista.

Além disso, ele também faz análises dos processos em meio a eles, não apenas no caso de sentença. Por exemplo, realiza perícias para verificar a regularidade de contas e pagamentos.

Com isso, quem trabalha com o que é ciências contábeis pode prestar seus serviços de diversas formas. Por exemplo, com escritório particular e consultorias. Também, no setor interno contábil de empresas. Igualmente, em ações judiciais, órgãos de fiscalização e outros locais do tipo.

Como é o mercado de trabalho para o contador no Brasil?

Quem exerce o que é ciências contábeis encontra um vasto mercado de trabalho no Brasil. Aliás, segundo órgãos de pesquisa essa área é uma das que encontra maior empregabilidade no nosso país.

Isso se deve a inúmeras questões. Dentre elas, por exemplo, existem as variadas atividades e locais de prestação de serviços. Ao mesmo tempo, o fato de que auxiliam inúmeros setores, dentre eles os empresariais, individuais e jurídicos.

Ainda, cabe lembrar que os serviços que envolvem o que é ciências contábeis também encontram grande demanda por dois fatores especiais no Brasil. O primeiro é a grande burocracia que, muitas vezes, se diferencia de acordo com o município ou estado.

Também, existem diversos tipos de sociedades empresariais no Brasil. Cada uma delas segue um sistema e regras específicas. Por isso, o melhor profissional para auxiliar nesse momento é o contador. Juntamente às matérias de contabilidade, cálculos e afins, o que é ciências contábeis também exige conhecimento jurídico. Abaixo, conheça mais sobre o curso.

Como se tornar um contador?

Se você se interessou pelo o que é ciências contábeis, conheça mais sobre o curso de graduação. Ele tem duração de 04 anos, sendo que encontra oferta para aulas presenciais ou à distância (EaD). Dentre as disciplinas, destacam-se as seguintes:

  • Arbitragem
  • Administração Financeira
  • Contabilidade tributária
  • Ciências Sociais
  • Custos
  • Economia
  • Direito
  • Teorias da Administração.

Assim, veja como são vastos os conhecimentos que esse curso de graduação gera para o aluno. As universidades que o ofertam estão em todo o país, tanto em instituições particulares quanto públicas.

Por outro lado, para exercer o que é ciências contábeis não basta ter o diploma na área. É necessário, igualmente, registrar-se perante o CRC, Conselho Regional de Contabilidade.

Esse é o órgão de representação dos contadores. Por isso, ele dá o aval para que quem se forma em Ciências Contábeis possa exercer as atividades. Contudo, não há exigência de prova ou teste. Deve-se apenas apresentar o diploma e requerer a certificação e autorização.

Portanto, agora que você já conhece tudo o que é ciências contábeis , não deixe de considerar esse curso como uma ótima maneira de direcionar o seu futuro e, então, conquistar uma profissão com bastante demanda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.