Fundos de Investimentos - Vale a pena?

Fundos de Investimentos: Como investir

Você já ouviu falar sobre Fundos de Investimentos? sabe como funcionam? para que servem? e como investir em um? se a resposta para qualquer uma dessas perguntas for um grande não, então esse texto é perfeito para você.

Nós criamos uma explicação bem simples para você entender o básico sobre Fundos de Investimento e como eles funcionam, então presta atenção e tire suas dúvidas de uma vez por todas, vamos lá?

Quando um fundo de investimentos vale a pena?

O que é um fundo de investimentos?

Um fundo de investimento é um serviço prestado tanto por bancos quanto por agências particulares no qual você pode investir uma quantidade de dinheiro para obter algum lucro com o passar do tempo.

Um fator importante para que você compreenda o motivo de Fundos de Investimento existirem é dizer que o lucro é sempre bem maior que o da famosa poupança.

Enquanto a poupança oferece uma renda mensal de 0,3% ao mês, alguns Fundos de Investimentos podem oferecer de 1% até 2% do capital investido, o que significa pelo menos 3 vezes mais dinheiro do que na poupança.

É claro que esse valor pode não ser muito expressivo quando você pensa em números pequenos, mas com o passar do tempo a diferença se torna cada vez mais clara e você começa a entender o motivo deste método de investimento ter ganhado tanto espaço no mercado.

Qual o lucro e quanto custa?

Essa é uma resposta complicada, os Fundos mais baixos do mercado te dão a oportunidade de começar com 30 reais que podem chegar a render até 1% ao mês.

Não é um valor exatamente expressivo considerando o baixo investimento.

Porém, conforme o seu investimento aumenta, o seu lucro se torna mais visível e você finalmente consegue perceber como é um investimento de verdade.

Leia Também: O que é liquidez diária?

Fundos de Ações

Alguns planos de investimento são pré-fixados ( isso quer dizer que você sabe desde o começo quanto vai ganhar ).

Enquanto que outros são pós-fixados (isso quer dizer que têm um valor de ganho mínimo definido, mas não um valor máximo definido).

Existem também diferenças em relação ao tempo, pois alguns Fundos de Investimento duram alguns meses enquanto que outros podem chegar a durar anos, o importante é que você faça uma pesquisa com calma.

Vejam as opções que mais se enquadram no seu bolso e analisa qual é a mais lucrativa para você na hora de começar.

Como que eu faço para entrar em um fundo de investimento?

Você pode procurar a sua agência bancária e se informar das condições que o seu banco oferece para Fundos de Investimento.

Outra maneira, é procurar algumas corretoras para atender nesse tipo de serviço.

Não existe uma mágica, em grosso modo, você precisa acessar uma corretora e verificar os fundos mais rentáveis, entre eles existem: CDB’s, LC, LCI, LCA entre outros.

Leia também: Progressão da moeda virtual.

É importante dizer que você precisa realizar uma carteira de emergência antes de começar a aplicar toda sua grana, seja uma aliado a seu dinheiro.

Você não deve em maneira alguma investir seu dinheiro onde precisará dele para custear suas dívidas antes do vencimento do título (Isso é um tiro no pé) 

Faça Investimentos baseado apenas em valores que você pode de fato viver algum tempo sem utilizar.

Como sacar meu dinheiro?

Novamente essa é uma questão que vai variar de acordo com o serviço que você utilizou para entrar no Fundo de Investimento. 

Alguns casos você poderá obter o lucro com liquidação diária, considerando que os juros para esses tipos de aplicação são mais baixas.

Podemos considerar que juros mais atrativos estão em fundos com vencimentos a longo prazo.

Diante disso, você precisa estar bem ciente que o saque acontecerá somente no vencimento daquela aplicação que você decidiu entrar.

Leia também: outros tipos de investimentos.

Você se interessou pelo conteúdo? Preparamos um Guia do Investidor Inteligente por um preço que com certeza cabe no seu bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *