Fluxo de Caixa

Fluxo de Caixa e a importância para a gestão da empresa

O Fluxo de Caixa é um grande aliado não só da empresa contábil, como também dos empreendedores que desejam melhorar seus resultados. 

É por meio dessa ferramenta que você consegue ter uma visão completa do seu negócio. Assim como, evita erros que poderiam prejudicar seriamente o seu faturamento, por exemplo.

Negligenciar o uso desse tipo de recurso pode provocar graves problemas para sua empresa, inclusive o seu posicionamento no mercado. 

Diante disso, elaboramos este artigo com informações sobre essa ferramenta e a sua importância para a gestão de qualquer empresa. Confira:

Fluxo de Caixa: o que é?

O Fluxo de Caixa é um instrumento de controle financeiro. Por meio dele, o gestor consegue fazer um acompanhamento detalhado das movimentações financeiras da empresa. Isso inclui tanto as entradas, quanto as saídas que ocorreram durante um determinado período.

Esse Fluxo é considerado uma das ferramentas mais importantes usadas na administração financeira e no planejamento tributário. Por meio dela, o empreendedor pode tomar decisões assertivas e ainda melhorar o desempenho financeiro do seu negócio.

A importância do Fluxo de Caixa na empresa contábil

Explicado o que é o Fluxo de Caixa, vamos falar sobre a importância dessa ferramenta para o gerenciamento da sua empresa. Continue lendo:

Contribui para o gerenciamento de gastos

Ao usar e analisar o Fluxo de Caixa, o empreendedor pode identificar com maior facilidade os gastos desnecessários de algum dos processos realizados na empresa. Assim, como poderá usá-lo com base do planejamento tributário.

Como resultado disso, é possível fazer um gerenciamento de gastos mais intuitivo e assertivo. Afinal, você saberá se está ocorrendo desperdício de recursos em um determinado setor e corrigir esse erro mais rápido.

Esse tipo de prática reflete diretamente no aumento do lucro e a diminuição de erros na gestão do seu negócio. Isso é essencial diante de uma concorrência tão acirrada.

Assegura o controle financeiro

Outro ponto que evidencia a importância do Fluxo de Caixa é que ele promove um gerenciamento financeiro eficiente. Afinal, o empreendedor passa a ter controle das contas da sua empresa.

Através dessa ferramenta você sabe exatamente quanto está gastando e com o quê. Assim, é possível identificar possíveis gargalos financeiros e corrigi-los com agilidade e eficiência.

Além disso, você fica ciente de tudo o que está entrando na sua empresa e de onde vem esse recurso. Dessa forma, fica mais fácil gerenciar os recursos e fazer novos investimentos caso seja necessário.

Garante um Planejamento Tributário e Financeiro eficiente

Através de uma análise detalhada do histórico de fluxo de caixa da empresa, a empresa contábil consegue fazer projeções que ajudam o negócio a se planejar melhor financeiramente e fiscalmente.

A análise destes históricos pode ser usada como uma base para fazer a previsão da receita e da saída para determinado mês na empresa. Além disso, eles ainda ajudam a identificar qual enquadramento tributário é ideal para a empresa. 

Geralmente, uma empresa pode ter o seu faturamento prejudicado por uma crise econômica e pela sazonalidade e a avaliação dos históricos do Fluxo de Caixa podem ajudá-lo a estar preparado para essas situações.

Ajuda na tomada de decisão

A utilização do Fluxo de Caixa é crucial para acelerar e otimizar a tomada de decisão. 

Essa ferramenta reúne uma grande quantidade de informações (atuais e históricas) da empresa, que servem como base para que o empreendedor possa decidir qual a melhor estratégia a ser adotada em determinados momentos.

Ao conhecer os históricos de entradas e saídas, você pode fazer uma previsão dos resultados que irá atingir se realizar um investimento, por exemplo. Isso faz com que você fique mais seguro das suas decisões e estratégias para alavancar a empresa no mercado.

Além disso, as informações do Fluxo de Caixa podem ajudar na elaboração do planejamento tributário da empresa. 

Explicado o que é o Fluxo de Caixa e a sua importância para a gestão da empresa, fica evidente a relevância dessa ferramenta para o sucesso de qualquer negócio atualmente.

Afinal, é por meio do Fluxo que você tem uma visão completa da sua empresa e consegue fazer até previsões dos resultados que poderá alcançar dentro de um período determinado de tempo.

Sem esse tipo de ferramenta, as chances de você cometer erros no gerenciamento da empresa aumentam de maneira considerável, colocando em risco o seu posicionamento no mercado e com os seus concorrentes.

Para evitar que isso aconteça, é preciso não só usar o Fluxo de Caixa corretamente, como também ter o apoio de uma empresa contábil que o auxilie nesse processo de gestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *