Financiamento

Empréstimo Pessoal ou Financiamento?

5 dicas para financiamento de veículo

Ter seu próprio carro ou moto e não depender mais de transporte público é o sonho de muitos brasileiros. Afinal, quando uma pessoa adquiri seu veículo ela tem mais liberdade e oportunidades de conhecer vários lugares diferentes. Porém, na hora de comprar um veículo isso pode ser um pouco caro e é por isso muitos optam pelo financiamento.

Entretanto, o financiamento é uma das maneiras que as pessoas mais optam na hora de comprar um carro, uma casa ou começar um novo curso na faculdade. Mas em contrapartida, apesar de ser uma maneira muito utilizada entre os brasileiros é necessário ter certos cuidados e bons planejamentos.

Juros Financiamento

Portanto, se você pretende comprar o seu veículo e financiar, reuni algumas dicas e informações importantes. Assim, além de você aprender sobre o financiamento, vai conseguir fazer um ótimo negócio que caiba no seu bolso!

1.   Planejamento

O primeiro passo quando você decide comprar algo que tem um custo maior e que por sua vez também possui certas burocracias, é necessário ter ainda mais atenção e planejamento. Entretanto, procure fazer um planejamento, contanto todas as suas prestações, o valor total, quanto está disposto a pagar e também faça uma boa pesquisa de mercado.

2.  Compare as taxas de juros de cada banco

Comparar as taxas de juros no qual cada banco cobra, também é uma ótima forma de você conseguir economizar. Afinal, assim fica mais fácil de simular a sua compra e escolher a melhor opção para você. Veja a taxa de juros de cada banco em 2018:

  • Bradesco: 1,47% ao mês
  • Santander: 1,72% ao mês
  • Itaú: 1,73% ao mês;
  • Banco do Brasil: 1,75% ao mês;
  • Caixa Econômica Federal: 2,00% ao mês.

Entretanto, podemos observar que o Bradesco possui menos juros do que os demais bancos. Mas caso você não seja cliente do Bradesco, vale apena pesquisar sobre ele para que você conheça mais, lembrando que isso serve para todos os outros bancos.

3.  Empréstimos pessoais x financiamento de veículo

Na hora de comprar um veículo é comum algumas pessoas terem dúvidas em ser mais viável o empréstimo pessoal ou o financiamento do veículo. Entretanto, para sabermos qual é mais econômico é interessante comparamos os dois cenários. Para isso, veja a tabela de juros dos empréstimos:

Pode se notar que o cenário para empréstimo inverte totalmente a ordem de taxas dos bancos. Já que o Bradesco por exemplo, cobra 1,47% de juros do financiamento e já para o empréstimo cobra 5,82% ao mês.

Além dessa inversão de cenários, a taxa de juros cobrada para um empréstimo é muito maior do que um financiamento. Sendo assim, fica ainda mais viável escolher o financiamento direto.

4.  Lembre-se dos outros custos do carro

Na hora de definir o seu orçamento não se esqueça de levar em considerações os outros custos do carro. Infelizmente, comprar um carro ou moto não se trata de apenas comprar ele pronto. Afinal, ele tem inúmeros custos que você terá que pagar mensalmente e anualmente. Portanto, coloque cada detalhe desse carro no papel para que as suas contas fiquem muito bem definidas.

5.  Negocie

Mesmo que você já tenha os valores estipulados é sempre bom negociar tanto com o banco quanto com o vendedor. Afinal, estamos falando de valores altos, dessa forma, ter essa autonomia de negociar e de pedir desconto te ajuda a economizar ainda mais na hora da compra.

O que você achou dessas dicas? Se você tiver qualquer dúvida ou sugestão não se esqueça de comentar. E é claro, se você gostou confira nosso artigo sobre seguro desemprego.

um comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *