Malha Fina_ Análise de Capital

Descubra se você caiu na malha fina

Sabemos que o início do todo ano é aquela fase no qual milhões de brasileiros declaram o Imposto de renda. Porém, para as pessoas que fazem isto pela primeira vez ou não prestaram atenção nos mínimos detalhes, estará sujeito a cair na malha fina. Mas afinal, como saber se você caiu ou não? Calma que vou te ajudar com isso!

Neste artigo separei algumas informações importantes sobre a malha fina. Se este é o seu primeiro ano que faz a declaração do Imposto de Renda e não sabe do que estou falando, também vou explicar para que não reste mais dúvidas.

Mas não se esqueça de prestar atenção em cada detalhe, pois caso você vá fazer isto pela primeira vez, é necessário está ainda mais atento para não passar por isto. Vamos ver?

O que é malha fina?

Malha Fiscal da Declaração de Ajuste Anual da Pessoa Física ou conhecida como malha fina. Isto é quando é revisado todas as declarações eletronicamente para encontrar erros de preenchimento ou até mesmo incompatibilidade de valores que não condiz com sua receita.

Depois que as pessoas entregam as declarações se inicia este processo para certificar se há alguma problema. Se acontecer de encontra alguns erros, a pessoa em questão terá que corrigi-lo até um tempo estipulado pela receita federal.

Como saber se você está na malha fina?

Após a entrega da declaração anual, que sempre acontece ao final do mês de abril a Receita Federal divulga os nomes que contemplam a malha fina. Entretanto, você precisará entrar no site da Receita Federal e preencher as informações necessárias para ver a sua situação relacionada a isso.

Será que cai na malha fina

Caso você queria saber a sua situação do ano passado, o processo é o mesmo, pois ainda está disponível a lista das pessoas que entraram na malha fina. Mas para facilitar, veja abaixo o processo para a consulta:

  • Acessar o site da Receita Federal;
  • Procure a parte do indicativo Malha Fina Fiscal e acesse;
  • Preencha as informações necessárias e pronto.

Quais são os principais motivos para cair na malha fina?

As pessoas que caíram na malha fina são porque tiveram erros no preenchimento ou passaram informações que apresentam a incompatibilidade. Mas veja os principais motivos que contribui para cair na malha fina:

  • Quando a pessoa divulga incorretamente os valores;
  • Informações das despesas médicas errada;
  • Quando vendem recibos de saúde e alugueis;
  • Quando o CPF de uma pessoa aparece em mais de um formulário;
  • Deixar de declarar as informações dos dependentes, incluindo seu rendimento;
  • Não colocar os valores que você recebeu de Fundos de Aposentadoria;
  • As empresas também podem fazer com que alguém caia na malha fina, deixando de declarar informações como IRRF ou declarar o CPF incorreto;
  • Sonegar valores recebidos por terceiros.

O que devo fazer se tiver caído na malha fina?

Se você tiver caído na malha fina, precisará fazer as correções no tempo estipulado. Vale ressaltar que quanto antes você fazer isto, será melhor. Além disso, outra forma de fazer esta correção é apresentar os documentos necessários na Receita Federal.

Caso você não faça as correções necessárias, além de inflações poderá ter problemas maiores com bancos, financiamentos e compras no geral. Por isso, é tão importante resolver este problema o quanto antes, afinal, para resolver isto depois será um pouco mais complicado, devido taxas e impostos sobre o valor sonegado.

Como evitar cair na malha fina?

Para evitar cair na malha fina não tem segredo. Sabemos que o motivo para que isto aconteça é as informações erradas ou aquele famoso “Jeitinho Brasileiro” portanto na hora de declarar esteja atento a cada informação.

Não se esqueça de preencher tudo para que você não tenha problemas futuros e realmente colocar todo seu rendimento.

E então, você ainda tem dúvidas sobre a malha fina ou o Imposto de Renda? Não se esqueça de comentar deixando a sua opinião!

2 comentários sobre “Descubra se você caiu na malha fina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *