Como ter autocontrole para não gastar dinheiro

De acordo com Roberto Agi, especialista em investimentos, primeiro é preciso compreender que “independente do quanto se ganha, o importante é adequar seu padrão de vida ao tamanho de suas receitas”.  

Saiba que este é o primeiro passo para aprender a ter autocontrole para gastar o seu dinheiro. Se você aprende a limitar os seus gastos em um percentual da sua renda, você efetivamente está adquirindo autocontrole. 

Nesse artigo, você aprende algumas dicas para conseguir ter autocontrole sobre os seus gastos e controlar o seu dinheiro. Desse modo, conseguirá até formar um fundo de reserva para suas emergências no futuro.

Como aprender a controlar os gastos 

Para aprender a controlar os gastos é preciso implementar uma mudança de hábitos e uma reavaliação de necessidades. Por isso, você encontra aqui algumas dicas que vão te ajudar, que são:

1ª – Anote os seus gastos e avalie os seus hábitos de consumo

É importante que comece com uma avaliação dos seus gastos a fim de saber para onde o seu dinheiro está indo. Ou seja, com o que você gasta o seu salário.

Muitas pessoas reclamam diariamente que o seu salário não dá para as despesas. E como ensina o especialista, as suas despesas é que precisam ser adequadas ao seu salário. 

Caso contrário, você pode ter o salário triplicado que continuará reclamando da mesma forma que não é o suficiente para bancar as suas despesas. 

Por isso, o primeiro passo é entender com o que está gastando o seu salário e, principalmente, classificar a necessidade e urgência desses gastos.

2ª – Passe a fazer um planejamento financeiro mensalmente 

Nesse item, é importante que faça o seu planejamento considerando dois tipos de gastos que você realiza mensalmente:

Gastos fixos ou de manutenção: são aqueles que mensalmente você precisa efetuar, tais como: aluguel, contas de água, luz, celular, supermercado, ou seja, as despesas domésticas.

Gastos variáveis ou por opção: são aqueles que você escolhe realizar e, não necessariamente, podem ser considerados como de primeira necessidade. Por exemplo, sair para jantar fora com toda a família.

Os gastos por opção são importantes para todas as pessoas, pois são fontes de prazer e satisfação. No entanto, é preciso avaliar qual o patamar desses gastos que o seu orçamento mensal comporta tendo por referência o seu salário.

3ª Estabeleça metas e objetivos financeiros para alcançar autocontrole

A partir do momento que você conhece os seus gastos e está trabalhando com um planejamento financeiro fica muito mais fácil. Assim, comece a estabelecer metas para ter autocontrole sobre o seu dinheiro. Alguns exemplos de metas podem ser:

  • Economizar 5% do salário mensal para formar um fundo de reserva;
  • Pagar todas as compras à vista e eliminar o cartão de crédito;
  • Se quiser manter o cartão, determine um limite mensal para o valor da fatura e quais tipos de gastos deverão ser feitos no cartão;
  • Antes de realizar uma compra, passe a avaliar a necessidade dessa compra e os benefícios que serão obtidos. Talvez você comece a descobrir que não estava ganhando nada.
  • Economizar 10% do salário mensalmente para uma viagem de férias com a família no final do ano.

4ª Permita-se uma vez por mês usufruir de algo que te fará renovar as energias para manter o autocontrole dos gastos

Esse aspecto é muito importante para manter a sua motivação elevada e a da sua família. Pois,  estabelecer um padrão de consumo restrito e várias outras limitações pode gerar estresse e desentendimentos. 

Por isso, é importante que todos compartilhem dos propósitos das mudanças e que se sintam beneficiados com as conquistas realizadas mensalmente. 

5ª Reavalie a sua forma de se relacionar com o dinheiro 

É primordial que você entenda que até o momento teve dificuldade com o dinheiro pela sua forma de lidar com ele.  Se você é do tipo que gasta sem limites, sempre terá problemas com o dinheiro. Pois, o problema não é ele, mas a sua falta de autocontrole para gastar.

Agora, se você passa a planejar e a gastar de forma disciplinada obterá outros resultados. Pois, você conseguirá realizar muitos dos seus sonhos. De fato, é a sua atitude que precisa mudar para ser feliz e ter disciplina para gastar o seu salário.  

Portanto, apresentamos alguns passos para te ajudar a mudar a sua relação com o dinheiro. A partir do que você irá aprender a ter autocontrole e disciplina para economizar e conseguir realizar todos os seus sonhos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *