Finanças Pessoais

Como organizar suas finanças pessoais

Organizar as finanças pessoais é um passo primordial para conseguir fazer investimentos, planejar viagens e concluir objetivos. Portanto, quando você começar a ganhar dinheiro lembre-se que é muito importante organizar tudo para ter bons resultados futuramente. Caso, você já trabalhe e ainda não começou a se organizar, calma que vou te ajudar!

Muitas pessoas acreditam que para conseguir viver estabilizado, é necessário bastante dinheiro. Mas a verdade é que independente da sua renda, você consegue fazer isso planejando bem as suas finanças. Portanto, veja algumas dicas que separei para que você possa ter um equilíbrio financeiro.

Defina quanto você ganha e quais seus gastos fixos

O primeiro passo para organizar as finanças pessoais é definir quanto você ganha exatamente todo mês e quanto são os seus gastos. Se você perceber que os seus gastos fixos são maiores que 60% do salário nós precisamos rever. Mas se os seus gastos forem ainda maiores que o seu salário, sugiro que você leia o nosso artigo sobre dívidas.

Gastar Menos - Análise de Capital

É muito importante que os seus gastos mensais sejam equivalente ou menor que 60% do seu salário. Caso seja maior que isso, procure economizar ou buscar uma forma de adquirir renda extra.

Crie planilhas

Criar uma planilha é uma ótima maneira de organizar suas finanças. Assim você vai conseguir visualizar o quanto está gastando e controlar bem o seu dinheiro. Sugiro que você crie a sua própria planilha no Excel ao invés de procurar planilhas prontas ou aplicativos. Porque assim você vai conseguir organizar exatamente do jeito que se adéqua a você.

Aprenda a poupar

Saber poupar é algo que vai te fazer tornar milionário um dia. Busque sempre economizar ao máximo e fazer alguns sacríficos as vezes para poupar dinheiro. Por mais que na hora isso seja um pouco chato, futuramente você terá algo muito mais prazeroso.

Faça uma reserva de emergência

Criar uma reserva de emergência é um passo fundamental! Pois nunca se sabe quanto tempo vamos ficar empregados ou quando terá alguma turbulência. Então o interessante é você ter pelo menos um ano de reserva de emergência. Caso qualquer coisa dê errado, você saberá que ainda terá dinheiro suficiente por um ano, para que assim você consiga se estabilizar.

Divida seu salário

Uma ótima dica que uso na minha vida pessoal e sempre procuro repassar para as pessoas, é dividir o seu salário. Assim você vai conseguir tirar um dinheiro para cada área especifica, veja a sugestão:

Caso você tenha gastos mensais:

  • Gastos mensais: 60%
  • Aposentadoria: 5%
  • Investimentos: 5%
  • Estudos: 10%
  • Sonhos e objetivos: 15%
  • Reserva: 5%
  • Gastos com o que você quiser: 10%

Caso você não tenha gastos mensais:

  • Investimentos:15%
  • Aposentadoria:5%
  • Estudos:20%
  • Sonhos e objetivos:25%
  • Gastos com o que você quiser: 25%
  • Reserva de emergência: 10%

Crie metas para suas finanças pessoais

Uma boa dica é você sempre criar metas. Mesmo que você não tenha um objetivo ou um sonho especifico, crie metas financeiras. Por exemplo, você pode estipular guardar 1000 reais em três meses. Depois ir aumentando os valores sucessivamente.

Cuidado com os catões de crédito

Sempre tenha muito cuidado com os cartões de crédito. Sugiro que você tenha no máximo um cartão, pois já é o suficiente. Lembre-se de quanto mais você parcelar pior. Então evite ficar acumulando muitas dívidas e sempre que puder opte por pagamentos feitos à vista.

Uma outra sugestão é você optar por cartões pré-pagos. Assim você sempre irá depositar nestes cartões o valor que estipulou para gastar.

Disciplina

A disciplina é o passo mais complicado. Por mais simples que pareça será justamente isto que vai mudar todo o seu futuro financeiro. É muito importante você ter bastante disciplina com seu dinheiro para que você consiga ter uma vida equilibrada.

Portanto, faça este desafio, leia livros motivacionais, mas deixe sempre o seu objetivo claro, do início ao fim. Isto te ajudará a ter uma vida bem mais gostosa daqui alguns anos.

Gostou deste artigo? Esperamos que você compartilhe esta dica para os seus amigos também!

5 comentários sobre “Como organizar suas finanças pessoais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *