Como investir no tesouro direto

Entenda de vez! O que são títulos e como comprar!

Fazer investimentos hoje é algo bastante buscado, afinal, todo mundo quer ver o dinheiro trabalhando para você. Mas o problema dos investimentos é que muitos escutam falar sobre isso é já querem comprar títulos sem saber como funciona.

Por isso, separei algumas informações importantes sobre títulos, para você aprender como funciona e como comprar.

Antes de começarmos a falar sobre títulos, vamos entender o início disso tudo para ficar mais claro.

Tesouro Direto - Investimentos

Tudo começa com o Tesouro nacional, que é o responsável por esses investimentos. Isto é uma área do Governo Federal que cuida da parte financeira pública. Essa área ela desenvolveu os títulos públicos que é uma forma que governo utiliza para financiar suas dívidas públicas.

Então quando você compra um título público saiba que você está emprestando o seu dinheiro para o governo, para ele utilizar na educação, saúde e segurança. E depois ele te retornará o dinheiro com juros.

Mas como comprar esses títulos?

Para comprar títulos você precisa fazer isso através do Tesouro Direto, que é um programa de venda de títulos para pessoas físicas, no qual isso é feito pela internet.

O próximo passo é você estabelecer o tempo que irá querer resgatar o seu dinheiro, sendo de curto, médio e longo prazo.

Para ficar mais esclarecido, vamos utilizar alguns exemplos:

  • Supomos que você queria fazer um investimento e quer pegar esse dinheiro em no máximo dois anos. Então você irá investir em um título de curto prazo;
  • Agora se você quer fazer algo que precisa de mais tempo, como comprar uma casa, você pode investir em um título de médio prazo de até 5 anos;
  • Ou então, se você quer deixar seu dinheiro investido por um tempo e não pretende resgatar ele cedo, irá investir em um título de longo prazo, ou seja, acima de 5 anos.

Tipos de títulos públicos

Se você acha que acabou e agora está pronto para fazer investimentos, calma que ainda tem mais algumas coisas para aprender. Existem alguns tipos de títulos cada um com uma característica especifica que é necessário entender para fazer um bom investimento.

Ele são:

Títulos prefixado

Esses títulos são aqueles que tem o valor prefixado na hora da compra, ou seja, você irá saber quanto vai receber se continuar com o título até a data prevista de vencimento.

Títulos pós-fixado

Já os títulos pós-fixado, são aqueles que o valor que você irá receber dependerá de indexadores. Os indexadores são referências utilizadas para estabelecer a rentabilidade da sua aplicação, como a Selic, IPCA e IGPM.

Para ficar mais claro, vou fazer um exemplo dessa aplicação para que você entenda. Veja:

Supomos que Daniel investiu R$1000,00 em Janeiro no Tesouro Selic. No primeiro mês a Selic vale 0,52%, então o seu rendimento será:

1000,00 + 0,52% = 1005,02

Já no próximo mês a Selic subiu para 0,68%, logo seu rendimento será:

1005,02 + 0,68% = 1012, 03

Quais são os títulos oferecidos?

Agora vamos descobrir quais os títulos que são oferecidos, para que você possa escolher o que mais se adequa a você. Eles são:

  • Tesouro Prefixado (LTN)
  • Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F)
  • Tesouro IPCA (NTN-B Principal)
  • Tesouro IPCA com Juros Semestrais (de NTN-B)
  • Tesouro Selic (LFT)

Podemos perceber que os três últimos títulos são pós-fixados, então se você escolher ele o seu rendimento dependerá do seu indexador como havia explicado. Então o NTN-B vai depender do IPCA, já o LFT dependerá da taxa Selic.

Depois de escolher pense em quanto irá investir, destacando que você tem que investir no mínimo R$30,00 e pelo menos 1% do título.

Taxas cobradas

E por fim, antes de finalizarmos há mais uma informação importante antes de você comprar um título, as taxas que são cobradas pela instituição financeira e pelo BM&F BOVESPAque também é responsável pelo desenvolvimento do Tesouro Direto.

A BM&F BOVESPA, cobra uma taxa de 0,3% ao ano do seu título. E já a instituição financeira, no caso sua corretora, será decidido diretamente com você.

Agora você está pronto para começar seus investimentos!

Agora sim você já pode começar a fazer seus investimentos procurando um título que mais se adeque com você.

E então você gostou desse artigo? Não se esqueça de nos contar nos comentários, adoramos saber a sua opinião!