Planilha de Gastos_Analise de Capital

Como fazer uma planilha de gastos?

Planilha de gastos – Confira aqui algumas dicas para criar uma planilha de gastos!

O que é uma planilha de gastos?

Uma planilha de gastos é simplesmente uma forma de controlar e anotar todos os seus gastos para poder ter uma visão mais real do que entra e sai no seu orçamento mensal!

Ela é excelente para que você possa ver o quanto você está gastando e quanto está poupando dos seus rendimentos mensais!

Dessa forma, você vai poder decidir quais gastos manter ou quais deve cortar ou diminuir para manter as suas finanças sob controle!

 Exemplo de uma planilha de gastos em Excel:

Planilha de gastos
Planilha de gastos

A melhor forma de controlar todos os seus gastos é monitorando eles bem de perto, para isso, você hoje tem a opção de  trabalhar com uma planilha de gastos, ferramenta esta, que permite o controle financeiro de todos os seus gastos.

Hoje temos diversas opções e aplicativos no mercado que nos ajudam a controlar isso de maneira bem fácil e simples.

Existem também na web vários modelos gratuitos ou você pode facilmente criar uma planilha no excel personalizada.

Clique aqui para baixar uma planilha simples em Excel que montamos para te ajudar a implementar a sua planilha de gastos familiar.

Como fazer uma planilha de gastos
Como fazer uma planilha de gastos

Passo a passo simples de como fazer uma planilha

A seguir, confira o passo a passo bem simples de como fazer uma planilha de controle de gastos bem básica e fácil:

  • A escolha da ferramenta é extremamente importante, uma das mais utilizadas é o Excel, uma outra opção bem interessante é através do google drive, que possui na realidade todos os recursos básicos do Excel.

O grande diferencial, logo, é que os dados podem facilmente ser acessados através da nuvem de forma    online de qualquer computador ou dispositivo móvel.

  • Para quem nunca teve o hábito de se controlar e nem fazer planilhas sobre esse tema, é importante inserir todos os meses as informações.

  • Na sua planilha escreva todos os meses do ano nas colunas, pulando sempre a primeira coluna.
  • Em seguida liste todas as suas despesas mensais, de preferência uma em baixo da outra, é importante não deixar de colocar na sua planilha a poupança mensal, mesmo que você não consiga guardar dinheiro algum.

  • Faça o mapeamento dos últimos meses, somente dessa forma você conseguirá administrar o seu orçamento.

  • Pegue seu extrato bancário, notinhas do cartão de crédito, some todas as despesas de acordo com as categorias listadas.

  • Em seguida some todas as despesas de cada mês, dessa forma, você consegue visualizar se estar gastando mais ou menos que você ganha, o próprio excel tem formulas que te ajudam e facilitam a elaboração do cálculo.

  • Compare os gastos totais obtidos no mês com sua renda mensal, através do seu mapeamento isso é bem simples de fazer, e fica fácil de saber com o que você estar gastando mais.

  • Não deixe de analisar todas as suas finanças, sem muito esforço através do seu controle é possível visualizar onde você pode cortar custos para economizar e poupar mais dinheiro.

  • É importante ter uma reserva para possíveis emergências da vida.

  • É importante, no decorrer desse processo, criar uma meta para reduzir seus gastos, agora que você sabe o quanto gasta, consegue fazer suas metas para começar a guardar.

É extremamente importante respeitar as metas criadas com relação a poupar e diminuir os gastos, pois, não se esqueça que a vida é cheia de imprevistos, e você pode ser pego (a) de surpresa a qualquer momento.

As vezes precisamos adaptar o nosso orçamento em caso de emergência, caso você precise de um empréstimo por exemplo por motivo de saúde, tudo isso precisa ser analisado e registrado para que você não perca o controle.

O reflexo de um bom planejamento, portanto, é poder realizar uma viagem dos sonhos, fazer uma reforma em casa, estabelecer alguma poupança em casos emergenciais, entre outros.

Portanto, montando e utilizando uma planilha de controle de gastos é possível ajustar os gastos, poupar e viver a vida dos seus sonhos.

Leia também – Planejamento Financeiro Familiar

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *