Planejamento Pessoal

planejamento pessoal e suas importâncias

Planejamento Pessoal em 05 etapas

Planejamento pessoal não é fácil, mas se você quer mesmo ter sucesso e planejar a sua vida financeira para que seja mais fácil cuidar do seu futuro, então o primeiro passo é se informar, tentar resolver as coisas sozinho quase sempre acaba dando mais dores de cabeça e problemas, então para fornecer informação, separamos estas cinco etapas para auxiliar em seu planejamento.

Planejamento Pessoal

Primeira Etapa: Organização

Essa é a etapa sobre a qual sua vida financeira vai ser construída, ou seja, é a base para uma boa saúde financeira então você deve realizar ela com calma e de forma completa para que não tenha problemas no futuro, pare e reflita sobre cada coisa que você faz para ganhar dinheiro e cada coisa que você faz com o seu dinheiro, anote tudo em uma planilha e faça isso você mesmo, é importante que você sinta o peso de cada conta e o valor de cada centavo que entra no seu bolso.

Então nada de pedir para a esposa ou o marido fazer as contas, você deve tomar as rédeas e só assim vai dar o valor certo para seu dinheiro de uma vez por todas.

Segunda Etapa: Renúncia

Renúncia é algo crucial para um bom planejamento pessoal e talvez essa vai ser a etapa mais dolorosa de todas, entre às coisa que você faz com o seu dinheiro encontra aquelas que você absolutamente precisa fazer como:  pagar as contas de água, energia elétrica, comprar comida e gás de cozinha. Aquelas que você escolheu pagar (cartões de crédito e qualquer outra forma de gastos a longo prazo em prestações que você fez), e aquelas que você não precisava pagar (tudo que você gastou e gasta sem necessidade, como vícios, e passeios).

vida financeira


Agora você sabe exatamente para onde está indo o seu dinheiro com o seu
planejamento pessoal e quanto dele realmente está sendo bem utilizado, agora vem a parte dolorosa, entre às coisas que você não precisava pagar pare e pense em quais delas você pode renunciar, você não precisa cortar nada para sempre da sua vida apenas precisa saber que aquilo não é uma necessidade, então no lugar de ir ao cinema 3 vezes por mês, escolha ir apenas uma vez, antes de sair com os amigos para beber todo final de semana, escolha comprar as bebidas e ficar em casa, o mais provável é que quando essa etapa terminar você vai estar com mais dinheiro e uma melhor saúde.

Terceira Etapa: Planejamento

Chega de comprar coisas desnecessárias ou sempre que der vontade, desta etapa em diante você precisa se planejar. Se você pretende trocar o seu celular então comece a se planejar de agora, ao invés de pagar prestações todo mês com os juros do cartão, junte um pouco de dinheiro por mês até ter o suficiente e compre a vista, você nunca mais vai precisar de cartões, exceto em casos de emergência.

Quarta Etapa: Pesquisa

Pesquisa, assim como em todos os tipos de negócios e planejamento saiba que no
Planejamento Pessoal é algo indispensável.

Agora que você já renunciou e já se planejou vem a hora de pesquisar, acredite que existem mercados mais em conta do que o que fica em frente à sua casa, pesquise um pouco e faça sua feira do mês onde for mais barato, faça as contas e veja se o transporte vale a pena, se você economizar mais do que vinte reais no final das compras do mês então valeu a pena.

Antes de trocar de celular pesquise no máximo de lojas que você puder, peça descontos por comprar à vista e você vai conseguir diminuir muito esse preço, pode acreditar.

Quinta Etapa: Visão

Agora que sua vida está mudada no presente, pare de viver apenas nele, comece a pensar no seu futuro, use uma parte do dinheiro que você vem economizando para investir em algo, procure modelos de investimento que combinem com você e logo tudo vai estar nos trilhos e você vai conseguir dormir sem medo de que algo aconteça e você fique sem dinheiro de um dia para a noite, sempre queremos que nenhuma emergência aconteça, mas caso venha a acontecer é bom estar sempre preparado.

Um comentário sobre “planejamento pessoal e suas importâncias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *