CDB: O que é

Qual vale mais CDB ou Tesouro Selic? Veja qual investir!

Quando uma pessoa decidi começar a investir, é comum que ela conheça primeiramente o CDB e o tesouro Selic. Mas embora muitos afirmam que o CDB rende mais, outras pessoas costumam dizer que o tesouro Selic é a melhor opção. Mas afinal, em qual desses dois investimentos se devem apostar?

Para que você entenda de vez as características dos dois, separei abaixo um guia entre CDB e tesouro Selic. Assim, você irá descobrir de vez qual rende mais e qual a melhor opção para você investir. Confira!

O que é CDB e Tesouro Selic? Entendendo a diferença

 O primeiro passo para você entender melhor o CDB e o tesouro Selic é entendendo o que se trata cada um e suas diferenças. Então para começar, o CDB trata-se de um Certificado de Depósito Bancário, que é quando você empresta o seu dinheiro para o banco emprestar para outras pessoas. Então basicamente, você vai emprestar por um tempo determinado, para ele usufruir do seu dinheiro, em troca, ele te devolverá com uns juros.

Já no caso do tesouro Selic, ele é um título público, no qual ao invés de você emprestar uma quantia para o banco, você vai emprestar para o governo. Assim como o CDB, o governo irá lhe pagar com juros o valor emprestado.

O que é Liquidez?

Liquidez tem a possibilidade de resgatar o valor investido juntamente com seu lucro, sendo um dos diferenciais para aquelas pessoas que não conseguem deixar seu dinheiro parado por muito tempo.

Uma grande parte da população brasileira tem dificuldade de fazer uma reserva financeira, resgatando logo o valor investido. E é por essa razão que grande parte das pessoas não conseguem ficar ricas.

Existem algumas modalidade de Liquidez:

D0 Dinheiro estará disponível no mesmo dia do resgate

D+1 Dinheiro estará disponível no próximo dia útil

D+30 Dinheiro estará disponível nos próximos 30 dias úteis

Indicadores Econômicos

Todo tipo de investimento possui um indexador, que é o índice da economia utilizado como referência para sua rentabilidade. No caso do CDB o seu indexador é o CDI que é a taxa de juros base que os bancos utilizam para emprestar dinheiro entre eles. Geralmente o CDI, sempre anda lado a lado da taxa Selic ou as vezes até com o mesmo valor. Atualmente a Selic é de 6,40% ao ano, consequentemente, o CDI se encontra também a 6,40%.

Quanto ao indexador do tesouro Selic, ele é a própria taxa Selic. Isso significa que caso você aposte no tesouro Selic, você irá receber, 6,40% ao ano sobre o valor depositado.

Cálculo CDI

Mas afinal, se os indexadores estão na mesma porcentagem a rentabilidade é a mesma?

Embora possa parecer a mesma rentabilidade, não funciona dessa forma. O que acontece é que existem vários CDB’s atualmente que pagam diferentes porcentagens do CDI.

Então quando você escuta falando que um CDB vale 90% do CDI, significa que você irá receber menos que 6,40% ao ano. Mas em contrapartida, você também pode encontrar CDB’s que pagam 120% do CDI, por exemplo. Nesse caso, você irá receber 6,40% ao ano mais 20% desse valor.

Por isso, é muito importante que você analise a rentabilidade do CDB, pois você pode encontrar um que tenha um valor mais interessante.

Gostou desse artigo? Se gostou aproveite para conferir o post sobre fundo de investimentos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *