Taxa Selic

A taxa Selic está baixa. Aprenda a lucrar neste cenário

A taxa Selic caiu, estando em 6,50% ao ano sendo a taxa mais baixa de todos os tempos! Com este cenário muitos investidores ou iniciantes no assunto ainda se perguntam como investir já que a taxa está baixa! Mas calma que estou aqui para esclarecer as dúvidas e te contar como lucrar!

O que é taxa Selic?

A taxa Selic ou também conhecida como taxa básica de juros é um indicador da economia brasileira sendo extremamente importante. Basicamente ela serve como uma referência, no qual os bancos utilizam em empréstimos e também em aplicações feitas por bancos em títulos públicos.

Além disso, por ela ser uma taxa base, uma vez que a Selic está alta as outras taxas de juros tendem a aumentar.

Taxa Selic e inflação

A taxa Selic e a inflação é algo está sempre lado a lado. Então uma vez que a inflação está alta, o COPOM aumenta taxa Selic ainda mais, levando a queda da inflação. Basicamente esta foi uma forma que o Banco Central encontrou de conseguir controlar a inflação.

Veja um exemplo:

Se os preços estão altos e as lojas aumentam os juros, ficará mais difícil para nós consumidores comprar. Isto acontece porque a inflação está alta, então o COPOM aumenta a Selic para conseguir controlar a inflação e fazendo ela diminuir.

Como a taxa Selic pode afetar os investimentos?

Quando a taxa Selic está alta ela é ótima para os investidores. Isto acontece porque a Selic é indexador de alguns investimentos, então quando ela está alta a rentabilidade do investimento será maior. E assim também, quando ela estiver baixa a rentabilidade será menor.

Crescimento da Poupança

Mas o fato da Selic está baixa agora, não vai fazer com que o investidor perca dinheiro, na verdade só vai ter uma rentabilidade um pouco menor.

Já com os investimentos prefixado o cenário é um pouco diferente. Isto acontece porque como os títulos são prefixados a rentabilidade dele será a mesma, independente se a taxa caiu ou subiu.

Por exemplo:

Suponhamos que você investiu em um título prefixado no qual a rentabilidade era 13% ao ano por exemplo. Até o resgate, isto continuará rendendo 13% independente da queda da Selic, pois a rentabilidade já foi definida.

Porém, caso o investidor decida vender este título a taxa Selic vai afetar diretamente nesta venda. Pois uma vez que a taxa estiver rendendo mais que este título, não será vantajoso para quem está comprando.

Investir na poupança é uma boa opção?

Independente se a taxa Selic estiver alta ou baixa a poupança ainda sim continua sendo um investimento ruim. Veja como acontece o rendimento da poupança:

  • Quando a Selic está maior que 8,5% ao ano a poupança renderá 0,5% ao mês + a TR (Taxa referencial);
  • Quando a Selic está menor ou igual a 8,5% ao ano a poupança renderá 70% da Selic.

Além disso, podemos destacar que uma parte do rendimento da poupança, sendo a TR, também está associada a Selic. Então uma vez que a Selic cai a taxa referencial também cai. Ou seja, podemos perceber que a poupança está pior do que nunca.

Como investir com a taxa Selic baixa?

Apesar da taxa Selic está baixa, existem outros investimentos que podem apresentar uma boa rentabilidade com este cenário. A primeira que podemos destacar são os prefixados, afinal, como citei acima a sua rentabilidade não altera.

Outro investimento que pode ser uma boa oportunidade são os Fundos Imobiliários – inclusive já falei sobre ele no artigo sobre os melhores investimentos para 2018.

O interessante do Fundo Imobiliário é que como o investimento é em imóveis ele não altera com a queda Selic, logo não será afetado.

No entanto, eles passam a se destacar mais entre outros investimentos e podem até aumentar a rentabilidade. Isto tornara-lo uma ótima opção.

Portanto, não deixe de investir, o importante é saber analisar a situação e fazer ela se tornar em uma boa oportunidade.

O que você achou deste artigo? Se gostou sugiro que leia o artigo sobre: Imposto de renda, porquê declarar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *