A importância das redes sociais para empresas em 2021

As redes sociais são plataformas facilitadoras de conexões sociais entre usuários, grupos, empresas que compactuam de valores em comum ou de interesses, interagindo entre si.

Esse conceito cresceu com  a utilização massiva da internet e com a criação das mídias sociais como o Instagram, Facebook, Twitter, entre outras.

 

 

A hegemonia do ambiente virtual exerce uma influência direta em nossas vidas, principalmente no marketing digital, atualmente são mais de 3,8 bilhões de usuários no mundo todo conectados virtualmente, ativos nas redes sociais.

Esse número tende a crescer mais ainda em 2021, com a dinâmica de atualização das plataformas que visam cada dia melhorias na atratividade de usuários satisfeitos e contínuos.

Notoriamente se existem tantos usuários ativos, utilizando as redes sociais para gerar uma comunicação, também existem as empresas ativas nas redes, gerando visibilidade, credibilidade e autoridade em cada segmento.

E é sobre essa importância, das redes sociais para as empresas no ano de 2021, que este artigo visa informar:

  • Como montar uma estratégia e obter bons resultados através das redes sociais;
  •  Qual a melhor rede social para uso empresarial;
  • Quais as melhores ferramentas para rede sociais;
  • A importância de manter uma presença ativa nas redes sociais;
  • Como realizar o monitoramento nas redes sociais;

Qual a melhor rede social para uso empresarial?

Você já deve saber a importância das redes sociais para os usuários como um todo e também para as empresas, no entanto, com a diversidade de tantas mídias sociais é desafiante compreender qual o papel de cada rede e por estar presente nelas é fundamental para qualquer marca este entendimento.

Para realizar a escolha de qual rede se encaixa melhor ao seu perfil comercial, listei resumidamente, as principais redes, através desta análise você pode começar a aproveitar o potencial de cada uma e julgar a que se adeque melhor. 

  • Facebook – aproximadamente 2,6 bilhões de usuários, maior rede social do mundo, reúne tudo que os usuários precisam, uma excelente fonte de geração de aquisição de clientes para empresas.
  • Youtube – aproximadamente 2 bilhões de usuários, plataforma de vídeos crescente devido ao grande potencial de conteúdos audiovisuais no marketing digital, 80% do tráfego da internet é de conteúdo audiovisual, diversificação e dinâmica nos conteúdos, monetização de vídeos e garantia de grande receita.
  • WhatsApp- aproximadamente 2 bilhões de usuários, é a rede social mais popular no Brasil, maneira mais acessível de comunicação com outros usuários, troca de mensagens instantâneas, excelente forma de manter um relacionamento com os consumidores. 
  • Instagram – sem dúvidas essa é a rede social que mais vende, são mais de 1 bilhão de usuários ativos, maior crescimento esperado para 2021, considerando suas funcionalidades que a todo momento surgem atualizações, crescente números de usuários diários, apresenta grandes oportunidades para empresas, com isso você pode facilmente comprar seguidor barato e destacar a sua marca gerando visibilidade, autoridade e credibilidade na rede.  

Como montar uma estratégia e obter bons resultados

Agora que você já tem um determinado  conhecimento sobre as principais redes sociais, e as mais importantes que podem oferecer destaque para sua empresa com seus benefícios, é importante compreender como implementá-las em estratégia.

Imagino que você já tenha ciência da importância de investir em redes sociais.

Você já deve ter lido que o Facebook é primordial para qualquer empresa, ou que para visibilidade de produtos o Instagram se destaca (é veridica a capacidade que esta rede tem sobre o crescimento de uma marca, você pode ter um crescimento acelerado comprar seguidor barato e aumentar sua autoridade na rede.)

Para montar uma estratégia e obter bons resultados é primordial que você faça um estudo de cada rede social, assim você consegue compreender as funcionalidades de cada plataforma, os investimentos que pode realizar na rede escolhida e principalmente  os benefícios de conversão que a rede pode trazer para sua marca. 

Após este estudo você precisa conhecer a sua marca de forma profunda, saber quem é seu público para ter um bom engajamento, os hábitos online, quais as mídias sociais que eles mais utilizam e como eles buscam utilizar essas redes.

Você pode lançar mão de uma análise da sua concorrência, pensar na logística e realizar um planejamento. 

Seguindo esses passos com toda certeza conseguirá montar uma estratégia eficiente e colher bons resultados para a sua marca.

Importância de manter uma presença ativa nas redes sociais

Visto que 97% dos empreendimentos tem presença online e 77% dos usuários brasileiros utilizam redes sociais via celular, o que faz de nós seres conectados ao ambiente virtual ativamente.

Não há como negar, que a internet aproxima as empresas dos consumidores, visto que a comunicação se torna imediata, as redes  sociais se encarregam do papel de fornecer o feedback das ações tomadas pelas marcas. 

As pessoas estão mais conectadas do que nunca as redes sociais, elas recorrem às redes para fazer críticas, elogios, obter informações sobre marcas de seus interesses e até para comparação de valores e serviços.

 São um excelente termômetro, pois em pouquíssimo espaço de tempo elas mostram o que deu certo e indicativos do que pode ser melhorado de acordo com a opinião do consumidor e cliente.

Engana-se quem acredita que as redes sociais existem somente para dar uma maior visibilidade às empresas.

A realidade é que a internet até outro dia era utilizada como função secundária em alguns poucos negócios, e ganhou um papel de destaque.

Cada vez mais podemos perceber a ligação que as redes sociais oferecem com uma forma de gerenciar relacionamentos entre os consumidores e empresas gerando resultados de vendas.

Daí vem a importância de manter uma presença ativa nas redes sociais, as constantes atualizações das plataformas possibilitam a proximidade com o usuário e também com o consumidor gerando um relacionamento com a marca e vertendo em vendas.

Algumas plataformas já estabelecem espaços de compra e venda o que possibilita uma maior visibilidade da empresa e autoridade.

Quais as melhores ferramentas para redes sociais

Existem no campo do marketing digital ferramentas para as redes sociais que auxiliam nas tarefas diárias, aqui listadas 5 que podem te auxiliar neste desenvolvimento:

  1. mLabs – é um gerenciador de redes sociais em um só ambiente
  2. Hootsuite – gestão de mídias sociais de maneira fácil
  3. Hubspot – é um software de marketing, vendas e serviços que ajudam a empresa a crescer
  4. Buffer – ferramenta de mídia social simples

A questão a ser analisada é simples, se a  sua marca pode dialogar diretamente com o consumidor por que não realizar o investimento nessa ação? 

Aí que as redes sociais ganham mais uma vantagem no marketing digital, as empresas estabelecem uma boa comunicação online e ganham maior visibilidade alavancando vendas.

Como realizar o monitoramento nas redes sociais

O trabalho nas redes sociais precisa de atenção e dedicação como já dito anteriormente, alguns tópicos são específicos de acompanhamento para que as redes sejam monitoradas:

  • comentários – geração de engajamento da sua marca
  • menções – propagação da sua empresa, compartilhamento dos serviços prestados
  • avaliações – críticas de clientes são sempre bem-vindas, são feedbacks que podem fazer melhorar em falhas e desenvolver um crescimento
  • chat – interação com o cliente, sanar dúvidas, informações sobre produtos

É esperado que você consiga aproveitar tudo que aprendeu deste artigo para que possa levar sua estratégia de marketing para as redes sociais e alavanque seu negócio multiplicando resultados.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *